sábado, 9 de outubro de 2010

PASSADO É PRESENTE!

Hoje eu acordei mais cedo que de costume e sabe aqueles momentos em que você fica olhando pro teto e pensando em nada e tudo ao mesmo tempo? Dentre esses pensamentos viajei no tempo, talvez induzido pela penumbra da manhã ainda nascente, regressei até um tempo em que eu trabalhei em uma padaria.

Eu era balconista durante as tardes semanais após chegar do colégio e aos sábados e domingos eu entregava pão numa daquelas bicicletas cargueiras com um cesto gigante na frente onde se colocavam os pães. Não que eu pense que isso seja antigo demais, e eu sinceramente espero que não seja! Mas com toda certeza esse tipo de trabalho já não é mais tão comum, é uma atividade bem interiorana e sinto falta disso na minha cidade hoje. Eu ralava, na época, ao pensar em ter de levantar as 4 da manha pra entregar pães era o mesmo que imaginar alguém enfiando uma agulha por baixo da sua unha do dedo indicador da mão direita! Mas ao pegar a bicicleta e sair tudo parecia ter ido embora. Sempre entoado por um WALK MAN, a galera de hoje nem saca o que é isso né? Mas se tiver alguém que não sabe, é um TOCA FITAS PORTÁTIL... cara acho que to ficando mesmo velho! Enfim, eu saía todas nas manhas dos sábados e domingos levando o café da manha daqueles que ainda iriam acordar. Era bom, ver o sol nascendo, me gabando de ver o dia acontecer antes de quase todo mundo! Pode parecer um jeito otimista de aceitar o que eu não tinha escolha, mas de fato eu lembro com saudade! MUITA SAUDADE!

Quando eu tinha lá pelos meus oito anos, o que já faz um tempinho considerável, eu ia no “buteco do jussa” na esquina da quadra onde eu morava. Era um boteco desses antigos com balcão onde se vendia tudo e o dono do estabelecimento é quem pegava pra você que só tinha acesso até as limitações do balcão. Eu comprava pão lá... lá tinha um rolo de “papel de pão” escolhia-se o pão que se queria olhando pelo vidro do balcão e o JUSSA era quem o pegava com um pegador de alumínio e o enrolava no papel deixando sobrar sempre as duas extremidades fora do papel. Eu ia beliscando as partes que ficavam descobertas no caminho de casa, (risos) muitas vezes chegava o pão sem miolo e minha mãe ficava muito brava! Eu usava aqueles papeis dos pães pra desenhar!

Vendia-se tudo lá nesse boteco, até corda e fumo de rolo. Os hipermercados dos shoppings de todo Brasil perdiam feio pro JUSSA... encontrava-se de tudo lá... TUDO MESMO!!! Se fudia a tampa da panela da pressão minha mãe logo dizia: VAI LÁ NO JUSSA E BUSCA UMA BORRACHA DE TAMPA DE PANELA DE PRESSÃO NUMERO TAL! E lá ia eu buscar. O Jussa era um mestre em saber onde tava cada coisa ali naquele boteco. Ele dava uma olhadinha na pro lado e já sumia entre as prateleiras daquela bagunça organizada e voltava com a borracha nas mãos e um sorriso no rosto!

Hoje tem esse lance de vigilância sanitária e tals... mas antigamente tinha cada ratão gordo andando nas traves daquele estabelecimento e já eram como da família! Ninguém se importava mais... só o jussa.. que ao vê-los dava um jeito de pegar um pau pra tentar atingir os ratões... eram tão grandes e gordos que os gatos achavam que eram cachorros e fugiam ( zoação), mas daria uma bela duma briga se os gatos fizessem algo além de dormir o dia todo nas sacos de linho amontoados num canto do boteco!
O progresso traz seus privilégios porém eu ainda sinto falta de algumas precariedades do passado, davam mais valor as coisas... Ou o errado sou eu em dar valor demais às coisas do passado!

Sabe? Eu gosto demais de lembrar o passado sinto vontade de falar sobre isso por isso peço licença aos teus olhos pra contar a vocês que me acompanham! OBRIGADO POR CHEGAREM ATÉ ESSA LINHA COM ATENÇÃO E COMPARTILHAR UM POUCO DO QUE SOU!


(MARCELO DINELZA)

6 comentários:

  1. Huum!! Música com gosto de música ouvida no WALK MAN amarelo... Pão beliscado ao longo do caminho era tão gostoso quanto o pão que o senhor entregava logo cedo pela janela da sala! Que orgulho tenho de ter vivido isso também. Não está tão velho meu caro amigo! (risos)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não é que estejamos velhos é que tivemos a grande graça de viver em uma epoca tão gostosa! Onde se usava "ficha telefonica" e o parelho tinha q girar o dedo pela rodelinha inteira e ele voltava fazendo tururu(rsrs)onde Walk Man era o presente mais desejedo de qualquer criança, como posso esquecer o dia q ganhei o meu kkkk sonho realizado, onde email, orkut, blogs e toda esta loucura de internet era distante demais da nossa realidade, vivemos em epoca que nada nos afastava o prazer do bom dia, do cheiro gostoso de um abraço, do jogo de Bete até altas horas na rua, o prazer de tocar camanhinha e sair correndo, de brincar de pique pega no meio de uma chuva louca e deitar na enchorrada kkkk... Lembro com saudade assim como vc amigo, de um passado que o mais icrivel da vida era a simplicidade e como eramos felizes! Sim somos felizes hoje, mais aquele cheiro da chuva, aquele sabor gostoso do pão enrolado no papel cor de rosa ou bege, depois desenhar no papel meio q melecado de margarina (rsrs) isso não volta mais e isso tivemos o prazer de viver e por isso sentimos uma saudade que hoje não tem preço e não tem nada parecido!
    E como disse a Lidia não esta tão velho rsrsrs a não ser que estamos rsrs melhor pensar q nao!
    Beijo Ma sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. O Passado é que guardamos intacto para que possa ser resgatado como estímulo ao tempo presente, que logo se tornará passado.
    Como era bom tomar baré na rua com a meninada, e não tinha canudinho, era só um furinho na tampa, rss. Como era bom brincar na rua descalço... eu vivia arrancando a cabeça do dedão do pé, feliz, feliz!!! E vou além... como eram boas nossas tardes tocando violão e imaginando como o mundo era simples. As despreocupações, a inocência, o Walk Man, Os Gun´s...rs!!! Acredito que a saudade é algo maravilhoso de ser sentido pq ela nos faz sentir vivos, úteis e nos mostra que estamos escrevendo nossa história no livro da vida.
    Não estamos velhos, apenas mais amadurecidos...rs!!!
    Marcelito, paz pra nós!!
    SAUDADE!!!!
    Larissa Carvalho

    ResponderExcluir
  4. OXXI MARCELO POS AINDA LEMBRO QUANDO VC ENTREGAVA PÃES(RSRSRSR)POXA CONHERÇO UM POCO DE SUA HISTORIA..OXI SERA KI TO FICANDO VELHA TBEMM.KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. he marcelo me fez lembrar de acordar cedo no morrainhos pra abrir as portas do hospital, na madruga era tres tipos de dentes rangendo, os da catraca da velha bicicleta,o dos cachorros vagabundos da rua e os meus morrendo de frio ai do sul de goias !!

    ResponderExcluir